terça-feira, 12 de março de 2024

LPC CulTE - Novo grupo de pesquisa da Fames


No segundo semestre do último ano, foi formalizado o Laboratório de Pesquisa Crítica em Cultura, Tecnologia e Educação (LPC CulTE), grupo de estudos nacional que está sediado na Fames e que conta com parceiros na Ufes, no Ifes e na UFPB, colaborando diretamente com o Nepefil/Ufes e com o grupo nacional Teoria Crítica e Educação. Atualmente sou o líder e coordenador do grupo junto ao CNPq.

Escopo

Partindo da Teoria Crítica da Sociedade, o LPC CulTE busca, por meio de abordagens multidisciplinares, aproximar Filosofia e diferentes campos do conhecimento na análise das principais contradições presentes na sociedade hodierna que tangenciam os espaços da Cultura, Tecnologia e Educação. 

Destarte, prima-se pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa que, ancorados no princípio de não-identidade preconizado pela dialética negativa, contemplem a investigação de objetos relacionados às diferentes construções sociais (objetivas e subjetivas) que emergem nos campos supracitados, como produtos da indústria cultural e processos de ensino-aprendizagem, sobretudo aqueles cuja abrangência é potencializada pelo refinamento tecnológico da Modernidade. 

SIGA O NOSSO INSTAGRAM!

Interessa de modo particular o estudo do impacto das redes sociais digitais e do uso de novas tecnologias de comunicação e de inteligência artificial (AI) nesses processos. As principais categorias filosóficas abordadas nos estudos conduzidos pelo grupo são as de Erfahrung e Erlebnis (Walter Benjamin); Halbbildung, Erziehung, Kultur, Kulturindustrie e Aufarbeitung der Vergangenheit (Theodor W. Adorno); e sociedade excitada, vício em imagens e cultura do déficit de atenção (Christoph Türcke).



Nenhum comentário:

Postar um comentário