Portfólio: pautas diversas no Estado de Minas até 2013



Entre 2009 e 2013 exerci a função de capista/editor de capa no Portal Uai, o que me afastou um pouco da reportagem, minha grande paixão. No entanto, felizmente, o repórter pôde voltar à cena durante grandes coberturas e pautas especiais. Abaixo algumas coberturas especiais que assinei em diferentes editorias (Gerais, Polícia, Economia, Internacional, Nacional, Política) em 2012 e 2013:

Editoria de Gerais - Caso Bruno



Sexta-feira, 8 de março de 2013, Dia Internacional da Mulher. Exatamente 969 dias depois da primeira notícia sobre o desaparecimento de Eliza Silva Samudio, o goleiro Bruno é condenado. Com base na decisão de sete jurados, a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues determinou, no início desta madrugada, em Contagem, na Grande BH, que Bruno Fernandes das Dores de Souza fique preso por 22 anos e três meses, 17 anos e seis meses deste tempo em regime fechado. Ele foi considerado culpado pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver, além de sequestro e cárcere privado. Já Dayanne Rodrigues do Carmo Souza, sua ex-mulher, foi absolvida por 4 votos a 3 pelo cárcere e sequestro do bebê.



Editoria de Internacional - Escolha do Papa Francisco

 


"Habemus Papam". E o Sumo Pontífice é argentino. A notícia, há poucos dias impensada pelos fiéis latino-americanos, veio às 16h18 horas desta quarta-feira, pouco mais de uma hora após a fumaça branca subir no Vaticano. Seguindo a tradição de dizer o primeiro nome do novo papa em latim e o sobrenome no idioma de origem, o cardeal-diácono Jean-Louis Tauran anunciou aos milhares de católicos presentes no Vaticano, da varanda central da Basílica de São Pedro, Dom Jorge Mario Bergoglio, agora Francisco I, como novo sucessor de Pedro no comando da Igreja Católica. Esta é a primeira vez em dois milênios que é escolhido um Santo Padre nascido na América. Há mais de 1300 anos, o eleito pelo conclave sequer era de fora da Europa.


Editoria de Internacional - Escolha do Papa Francisco II


Em dois milênios, esta é a primeira vez que o sucessor de Pedro é latino-americano. Não bastasse a representatividade deste fato, Jorge Bergoglio surpreendeu ainda mais e será o primeiro Santo Padre a utilizar o nome de Francisco. A escolha traduz, de certa forma, o momento de transformação que a Igreja Católica pretende viver com o novo papa, uma vez que, segundo as tradições católicas, São Francisco de Assis foi chamado por Deus para reparar uma "igreja em ruínas".



Editoria de Nacional - Incêndio em Santa Maria


Dor e sofrimento de incontáveis famílias em uma cena que se repete de forma mórbida. Neste domingo, o Rio Grande do Sul amanheceu de luto com aquela que pode ser a pior tragédia da história do estado, em episódio que lembra o desastre ocorrido em Belo Horizonte, há 11 anos, no Canecão Mineiro. Novamente o endereço foi a Andradas [em BH, oficialmente o logradouro já consta como Tereza Cristina], mas desta vez a rua gaúcha de Santa Maria, cidade com 270 mil habitantes. E assim como aconteceu na capital mineira, a irresponsabilidade de artistas e administradores da boate com o uso de sinalizadores para a promoção de um show pirotécnico em ambiente fechado é apontada como causa para a morte de jovens. Desta vez, ao invés de sete, o saldo é de 232 mortos.



Editoria de Nacional - Morte de Hebe Camargo


A televisão brasileira está mais triste. Morreu neste sábado, aos 83 anos, a apresentadora Hebe Camargo. Ela teve uma parada cardíaca em sua residência, no Bairro Morumbi, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo SBT, emissora que havia acertado na última quinta-feira o retorno de sua eterna estrela. O velório da apresentadora está marcado para começar ainda este sábado e acontecerá no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo.


Link: http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2012/09/29/interna_nacional,320404/hebe-camargo-morre-aos-83-anos.shtml

Editoria de Internacional - Aparição de Chávez (imagem editada por mim)


Falecido em março deste ano, o presidente Hugo Chávez (1954 - 2013) segue vivo no imaginário do povo venezuelano através da herança política - principalmente nos ideais socialistas e na luta anti-imperialista - e, também, da imagem. Tal como foi previsto à época da morte, no último março, o líder bolivariano se tornou um mártir do país e segue presente nas ruas com seu rosto estampando camisetas, faixas e muros das cidades. E não para aí. Nessa quarta-feira, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou uma imagem registrada por um operário do metrô e pediu: "olhem esta imagem (...) este é o olhar da pátria que está em toda parte, inclusive em fenômenos inexplicáveis", garantindo se tratar de uma espécie de "aparição" do antecessor na parede de um túnel.

Link: http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2013/10/31/interna_internacional,465957/nicolas-maduro-mostra-foto-de-aparicao-do-rosto-de-hugo-chavez-em-obras-do-metro.shtml


Editoria de Economia - Lançamento do PS4


Nesta quinta-feira, a Sony jogou um verdadeiro balde de água fria na empolgação dos brasileiros aficionados por videogames, que precisarão repensar as finanças para conseguir pagar os R$ 4 mil que serão cobrados pelo novo PlayStation 4. O preço que será praticado no mercado brasileiro é disparado o maior do planeta e acaba condicionando algumas situações, no mínimo, curiosas. A reportagem do em.com.br cotou, por exemplo, uma viagem de sete dias para o estado da Flórida, nos Estados Unidos, e verificou que é possível pagar avião, hospedagem e ainda comprar o console, economizando mais de R$ 1200.


Editoria de Política - Eleições 2012


"Não vim aqui falar mal de ninguém, só bem do Patrus". Esta foi a promessa da presidente Dilma Rousseff em seu discurso na noite desta quarta-feira, durante comício realizado pela coligação "Frente BH Popular" na Praça da Febem, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. No entanto, carregando no "mineirês", a madrinha de Patrus Ananias (PT) pediu licença e aproveitou parte dos 25 minutos no palanque para se defender dos ataques da oposição, criticando o atual cenário político de Minas Gerais. "Nunca antes no nosso estado a política foi tão pequena", disparou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário