sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

(Semi)formação no contexto das fake news e da pós-verdade na sociedade excitada – de Adorno a Türcke (Educação em Revista - Qualis A1)

Publicamos neste início de ano um importante artigo na Educação em Revista, periódico Qualis A1 da Universidade Federal de Minas Gerais. Segue abaixo o resumo e o link para a versão integral do trabalho, intitulado (Semi)formação no contexto das fake news e da pós-verdade na sociedade excitada – de Adorno a Türcke:

Resumo:

Este artigo problematiza o fenômeno relativo à produção e ao consumo de notícias falsas - fake news - no horizonte da crítica à indústria cultural e à Sociedade Excitada na “era da pós-verdade”, em que parte considerável das pessoas vicia-se tanto no consumo de estímulos imagéticos como na transmissão ininterrupta de mensagens audiovisuais. A hipótese da pesquisa sustenta que a lógica do mercado avança sobre o labor jornalístico, invade o âmbito privado da vida e institucionaliza, como ethos aceitável, a [re]produção de uma existência fake que faz par e nutre-se na semiformação - Halbbildung. O vigor da análise aposta na reatualização do conceito de formação - Bildung, no âmbito da educação escolar, capaz de contribuir para ampliar a compreensão sobre a lógica de funcionamento da máquina produtora de doses, cada vez mais viciantes, de choques visuais que excitam, entorpecem, minam os sentidos e a capacidade de crítica e autocrítica dos indivíduos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário