terça-feira, 1 de dezembro de 2020
Missa dos quilombos e elaboração do passado: resistência na obra de Milton Nascimento, Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra
No próximo 04/12 apresento no XXII Congresso de Estudos Literários "Literatura e Canção", organizado pelo PPGL/Ufes, o trabalho "Missa dos quilombos e elaboração do passado: resistência na obra de Milton Nascimento, Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra", onde discuto a importância da referida obra como elaboração do passado racista e escravagista brasileiro, bem como de resistência à Ditadura Militar. Confira abaixo o resumo do trabalho:
Objeto de diferentes investigações em múltiplos campos do conhecimento, como História, Antropologia, Literatura e Música (CANTON, 2009; SENRA, 2013; OLIVEIRA, 2015; CAMPOS, 2017; GARCIA; PÚBLIO, 2018), o disco Missa dos Quilombos, produção coletiva de Milton Nascimento, Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra, bem como a celebração que dele deriva, realizada em 22 de novembro de 1981, no pátio da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, em Recife (PE), é considerado um marco de resistência do movimento negro durante a Ditadura Militar e uma das principais peças da retomada cultural após a extinção do AI-5. Neste trabalho, objetiva-se ampliar o olhar sobre a obra, tomando a Missa não apenas como um ato de resistência ao período em que foi composta/gravada, mas também de enfrentamento da história de violência e exclusão que marcou/marca a população negra no Brasil desde a diáspora africana até os tempos hodiernos. Assim, toma-se o conceito adorniano de elaboração do passado (Aufarbeitung der Vergangenheit) como caminho crítico-analítico para uma análise histórica e hermenêutica da obra frente sua época de produção, buscando apontar contribuições para a luta contemporânea de valorização da cultura negra e de elaboração da história de exclusão e desigualdade racial no Brasil.
[Livro Imaginamundos] Reflexos da sociedade excitada no Ensino Superior
Para acessar o livro completo clique aqui e faça o download gratuito. Nosso capítulo é o "Reflexos da sociedade excitada no Ensino Superior: o vício em imagens e a supersaturação dos sentidos como obstáculos no ensino-aprendizagem de Bioquímica".
Confira abaixo a gentil apresentação escrita pelo professor Reinaldo Luiz Bozelli (Professor Titular em Ecologia na UFRJ) para o nosso texto:
Ei! Ei! Ei você leitor dedicado, viajando de forma frenética ou contida neste infinito de possibilidades desta obra tão real quanto imaginária, ao mesmo tempo real e imaginária. Ei você professor, às vezes cansado às vezes insatisfeito com o andamento das suas aulas, e por isto querendo mudar algo, mudar tudo. Ei você aluno, sedento de saber mais, deslumbrado com a bioquímica mas ainda tropeçando em compostos, ligações, proteínas, enzimas, no espaço, no tempo e nas formas. Ei você bioquímico da bancada, do mundo paralelo, do pedestal das descobertas cotidianas que circularão nas revistas científicas mais importantes mundo a fora. Ei você, apenas um curioso.
Achegue-se, ouse atravessar este capítulo. Aqui tem um tesouro, que não será difícil descobrir, que não será difícil possuir. Pegarão na sua mão e te mostrarão um montão de joias para a vida e você entenderá tudo. Trarão debates teóricos muito pertinentes e sem exageros. À sua frente estarão de forma clara os limites e as contradições quando nos excedemos em usar soluções educativas aparentemente testadas e aprovadas, sem perceber que serão lançadas em um mundo que já pode estar supersaturado, viciado até em determinados signos. E ainda segurando na sua mão, mas massageando muito seu cérebro e seu olhos afastarão um pouco e de forma sensata da cena recursos educativos que sempre julgamos infalíveis, para iluminar alternativas que já carregamos conosco. Não vou contar mais, se joguem, pois as joias serão suas. Quando atravessei, a excitação deu lugar ao deleite, eu sabia que utopia seguir e como faria: filosofar-imaginar-bioquimicar-filosofar-imaginar-bioquimicar...
quarta-feira, 28 de outubro de 2020
Ciclo de Debates (Nepefil/Ufes - Gefics/UFPB): palestra "Fake life, memes, convergência e lacração"
Clique na imagem abaixo para acessar a íntegra da apresentação e do nosso debate dentro do Ciclo de Debates promovido pelo Nepefil (Ufes) e pelo Gefics (UFPB).
Isolad@s: reflexões artísticas e teórico-críticas sobre o isolamento social no contexto da pandemia
quarta-feira, 30 de setembro de 2020
Ciclo de Debates Virtuais do Nepefil/Gefics
O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens (Nepefil/Ufes) está promovendo com o apoio do Grupo de Estudos em Filosofia e Crítica Social (GEFICS/UFPB), o Ciclo de Debates Virtuais Humanidades, Educação e Sociedade Contemporânea.
Clique no link abaixo para fazer a sua inscrição e garantir o certificado de 60 horas. As vagas limitadas. Inscrições até 09/10/20.
https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/CDVHESC2020
Minha conferência (sobre "fake news" e "fake life") será no dia 26/10, às 19h. Amanhã (01/10), quem abre o evento é a Profa. Dra. Luciana Azevedo Rodrigues e o Prof. Dr. Márcio Noberto Farias, ambos da Ufla, que falarão sobre "Pandemia, mimesis e semiformação".
segunda-feira, 21 de setembro de 2020
Palestra "Fake life: convergência de telas, memes e lacração"

Na última quarta-feira, 17/09, ministrei a palestra "Fake life: convergência de telas, memes e lacração" para estudantes de licenciatura na Ufes. Para abrir o debate, parti de uma conversa sobre o Coringa interpretado pelo Joaquin Phoenix, afinal, se tem algo que aprendi nos tempos de jornalismo é que uma boa história só pode ser contada a partir da compreensão de um bom personagem. O papo foi tão bacana que, se tudo der certo, em breve vou compartilhar por aqui!
70 anos de TV e contradição!

Sobre a foto: Uma foto dos tempos em que estive numa das TVs do Chatô seria mais simbólica, mas achei mais divertida a lembrança do repórter do impresso, de roupa amassada, participando após o expediente como entrevistador da mesa redonda num canal público.
#TV #JN
segunda-feira, 14 de setembro de 2020
15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
segunda-feira, 10 de agosto de 2020
1º Ciclo de Palestras do PPGBiq - 12 a 14 de agosto
Terminam hoje as inscrições para o 1º Ciclo de Palestras do PPGBiq. Para participar do evento basta se inscrever em http://linktr.ee/ppgbiq. O evento, que acontece entre os dias 12 e 14 de agosto, terá transmissão pelo Youtube, sempre às 10h. Segue abaixo os cartazes de divulgação do evento com a programação completa e a palestra de abertura, com a Dra. Luciana Barbosa Coitinho.
terça-feira, 14 de julho de 2020
"Convergência infinita de mídias" disponível na Amazon!
Entrevista - Coluna Joacles Costa (Em Dia ES)
A entrevista também foi repercutida pelo Jornal 24 Horas, de Angola. Confira aqui!
quarta-feira, 8 de julho de 2020
Lançamento! Convergência "infinita" de mídias: um manual teórico para não jogar seu conteúdo jornalístico no lixo
![]() |
quinta-feira, 28 de maio de 2020
segunda-feira, 18 de maio de 2020
Revisão de conteúdos do ensino médio aplicados à Bioquímica: uma experiência contra evasão e retenção
terça-feira, 5 de maio de 2020
terça-feira, 28 de abril de 2020
[Projeto Leitura Coletiva] Vídeos com os debates sobre os ensaios
Vídeo 01 - Theodor W. Adorno - "Tempo livre"
domingo, 12 de abril de 2020
[Cursos da Enap] Criatividade e Novas Tecnologias
Ao todo, são 156 opções de curso disponíveis. Para visualizar os cursos e se matricular, clique aqui.
quinta-feira, 9 de abril de 2020
[Leitura coletiva] Artigo e ensaios para problematizar o Covid-19
Prezadxs,
Neste período marcado pelo isolamento social e pelo trabalho remoto (e com a suspensão do calendário da Ufes até 30 de abril), entre outras (muitas) tarefas de apoio acadêmico, decidi organizar um grupo para a leitura e discussão coletiva de ensaios e artigos científicos que trazem perspectivas interessantes de análise para os desdobramentos sociais do Covid-19 no Brasil e no mundo. A proposta é bem simples e organizada em três etapas: i) leitura pelxs interessadxs do texto sugerido para a semana; ii) elaboração pelxs interessadxs de um parágrafo (coisa breve mesmo) refletindo sobre as duas questões-norte apresentadas pelo professor-mediador; iii) disponibilização em vídeo da discussão do texto e da problematização das questões pelo professor-mediador.
O objetivo dessa leitura coletiva é possibilitar o contato com perspectivas filosóficas que, apesar de diferentes, apontam confluências importantes no que diz respeito à necessidade de uma análise crítica de mundo perante os desafios e as contradições que se apresentam em nosso Zeitgeist.
Textos-objeto de reflexão sugeridos para a atividade (podem ser alterados a depender das demandas e sugestões dos interessadxs):
- Semana 01. “Tempo livre.” Theodor W. Adorno.
- Semana 02. “Necropolítica.” Achille Mbembe.
- Semana 03. “Monitorar e punir? Sim, por favor!” Slavoj Žižek.
- Semana 04. “O capitalismo tem seus limites.” Judith Butler.
Surgindo alguma dúvida, me contatem pelo professoremersoncampos@gmail.com
Grande abraço,
Prof. Emerson
terça-feira, 7 de abril de 2020
segunda-feira, 6 de abril de 2020
[Cursos da FGV] Gestão Escolar
Link: https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/curta-media-duracao-online/planejamento-e-estrategia-para-gestao-escolar
domingo, 5 de abril de 2020
[Vídeo] "A morte do jornalista"
segunda-feira, 30 de março de 2020
[Dica de leitura] "Os livros mais vendidos"
Tive a oportunidade de atuar como o revisor de português (logo, a felicidade de uma "leitura em primeira mão") no artigo "Os livros mais vendidos: literatura juvenil e experiência estética", dxs camaradas Robson Loureiro (Ufes), Mariana Passos Ramalhete (Ifes) e Samira da Costa Sten (UFBA), publicado na Revista Perspectiva (A2 em Educação), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No trabalho xs autorxs tomam uma hermenêutica teórico-crítica, fundamentada na filosofia de Theodor W. Adorno, para analisar a lista das obras "infantojuvenis" mais vendidas no Brasil entre 2014 e 2018. Toda a discussão e os resultados trazem pontos importantíssimos para quem pretende discutir e/ou entender, por exemplo, os desafios do ensino de Língua Portuguesa e Literatura em nosso tempo.
terça-feira, 24 de março de 2020
quarta-feira, 18 de março de 2020
[Tese] Jornalismo como antifilosofia e a formação de indivíduos potencialmente fascistas na sociedade excitada
Minha tese de doutorado já está disponível no site do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Para acessá-la e fazer download do documento, utilize o link abaixo:
domingo, 15 de março de 2020
[Coleção ANPOF] Artigo no volume Teoria Crítica e Marxismo
TEXTO DA ANPOF:
- Ceticismo, Dialética e Filosofia Contemporânea
- Deleuze, Desconstrução e Alteridade
- Estética
- Ética e Cidadania - Livro comemorativo dos 20 anos do GT
- Ética, Política, Religião e Filosofia Oriental
- Fenomenologia e Hermenêutica
- Filosofar e Ensinar a Filosofar
- Filosofia Antiga
- Filosofia da Linguagem, da Lógica e Analítica
- Filosofia da Natureza, da Ciência, da Tecnologia e da Técnica
- Filosofia do Século XVII
- Filosofia do Século XVIII
- Filosofia Francesa Contemporânea
- Filosofia Medieval
- Filosofia Política Contemporânea
- Gênero, Psicanálise, Filosofia da América Latina, Filosofia da Libertação e Pensamento Descolonial
- Hegel e Schopenhauer
- Heidegger, Jonas e Levinas
- Justiça e Direito
- Kant
- Marxismo e Teoria Crítica
- Nietzsche
- Pragmatismo, Semiótica, Filosofia da Mente e Filosofia da Neurociência
terça-feira, 10 de março de 2020
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
A morte do jornalista: causos poéticos
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020
[Convite] Defesa pública da minha tese de doutorado
Participarão da banca examinadora o Prof. Dr. Robson Loureiro (presidente), a Profa. Dra. Cláudia Maria Mendes Gontijo (membro interno PPGE), a Profa. Dra. Priscila Monteiro (membro interno PPGE), o Prof. Dr. Wilberth Claython Ferreira Salgueiro (membro interno PPGL), a Profa. Dra. Franciele Bete Petry (membro externo UFSC) e o Prof. Dr. Vicente Parreiras (membro externo Cefet-MG).
Estão todxs convidadxs para esse momento de conclusão dos trabalhos da tese.
[VIII CONINTER] "Paradoxo acesso versus inclusão" e "fake news": artigos publicados nos anais do evento
O evento aconteceu na Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Maceió (AL), sob organização da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Aninter-SH).
Levamos dois trabalhos ao evento. Enquanto a profa. Juliana apresentou nosso artigo "O paradoxo acesso versus evasão e o papel da universidade no acolhimento dos estudantes: uma experiência inclusiva na disciplina de Bioquímica na Ufes" (acesse o artigo completo clicando aqui) dentro do GT 5 (Diversidade e políticas de afirmação), eu apresentei uma parte da minha pesquisa sobre fake news, com categorias que desenvolvo principalmente a partir do debate com estudantes do Ensino Médio: "Fake news: um subproduto do jornalismo ou da escola?" (acesse o artigo completo clicando aqui) no GT 17 (Pesquisas interdisciplinares em mídia, democracia e escola).
Para conferir os demais trabalhos apresentados no congresso clique aqui!
[Artigo Problemata] Notas sobre os estudos de T. Adorno em Berkeley: a ‘farsa da farsa na América Latina e o vigor da Escala F
[Artigo Pauta Geral] Vozes femininas silenciadas: o jornalismo literário de Svetlana Aleksiévitch como resistência à espiral do silêncio produzida pelo patriarcado
quinta-feira, 30 de janeiro de 2020
[Curso de férias] Preciso de Filosofia para fazer ciência?

Nesta edição (a 5ª do curso), o tema da minha apresentação foi uma provocação: "Preciso de Filosofia para fazer ciência? Notas sobre a fragilidade da formação científica no Brasil".
A ideia é condensar o texto e a pesquisa que fiz para a palestra (que parte do conceito adorniano de Halbbildung, abordagem que já tomo em outras pesquisas) num ensaio mais robusto que, mais pra frente, postarei neste espaço.