terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Missa dos quilombos e elaboração do passado: resistência na obra de Milton Nascimento, Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra


No próximo 04/12 apresento no XXII Congresso de Estudos Literários "Literatura e Canção", organizado pelo PPGL/Ufes, o trabalho "Missa dos quilombos e elaboração do passado: resistência na obra de Milton Nascimento, Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra", onde discuto a importância da referida obra como elaboração do passado racista e escravagista brasileiro, bem como de resistência à Ditadura Militar. Confira abaixo o resumo do trabalho:

Objeto de diferentes investigações em múltiplos campos do conhecimento, como História, Antropologia, Literatura e Música (CANTON, 2009; SENRA, 2013; OLIVEIRA, 2015; CAMPOS, 2017; GARCIA; PÚBLIO, 2018), o disco Missa dos Quilombos, produção coletiva de Milton Nascimento, Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra, bem como a celebração que dele deriva, realizada em 22 de novembro de 1981, no pátio da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, em Recife (PE), é considerado um marco de resistência do movimento negro durante a Ditadura Militar e uma das principais peças da retomada cultural após a extinção do AI-5. Neste trabalho, objetiva-se ampliar o olhar sobre a obra, tomando a Missa não apenas como um ato de resistência ao período em que foi composta/gravada, mas também de enfrentamento da história de violência e exclusão que marcou/marca a população negra no Brasil desde a diáspora africana até os tempos hodiernos. Assim, toma-se o conceito adorniano de elaboração do passado (Aufarbeitung der Vergangenheit) como caminho crítico-analítico para uma análise histórica e hermenêutica da obra frente sua época de produção, buscando apontar contribuições para a luta contemporânea de valorização da cultura negra e de elaboração da história de exclusão e desigualdade racial no Brasil.

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