O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens (Nepefil) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) inicia nesta semana seu ciclo anual de colóquios filosóficos: “debates [im]pertinentes”. O primeiro evento acontece na quarta-feira, 22 de março, às 18h30, no Auditório do IC2 (CCHN). O tema em pauta será “Notas sobre a Escala de Fascismo, de T.W. Adorno”.
Organizado no formato de um café filosófico, o debate contará com mediação do Prof. Dr. Robson Loureiro e terá como palestrante convidado o Prof. Emerson Campos Gonçalves, doutorando do PPGE/Ufes.
A proposta do Nepefil com o colóquio é debater a atualidade de estudos como aqueles conduzidos por Adorno e seus colaboradores em Berkeley, capazes de tirar a discussão sobre temas sensíveis ao debate público – como é o caso do fascismo – do mero senso comum. Para isso serão retomadas as principais categorias desenvolvidas pelo filósofo em sua pesquisa na sociedade estadunidense da década de 1940.
Objetivo dos colóquios
Os eventos compõem um projeto de extensão universitária gratuito e aberto à comunidade, que tem por objetivo fazer dialogar a Filosofia e a Educação. Os colóquios têm como público-alvo os estudantes da Ufes, professores da rede pública e privada de ensino e demais interessados, criando um significativo impacto na formação crítica, cultural e reflexiva dos participantes sobre a sociedade e o indivíduo.
Não é necessário realizar nenhuma inscrição prévia para participar do evento (respeitando-se a lotação máxima do auditório). A agenda com os demais cafés filosóficos de 2019 será divulgada posteriormente no site do Nepefil (http://nepefil.ufes.br/).
Serviço
Local: Auditório do IC2 (CCHN)
Data/horário: 22/05/19, às 18h30
Convidado: Prof. Me. Emerson Campos Gonçalves (Doutorando no PPGE/Ufes, Mestre em Estudos de Linguagens pelo Cefet/MG e Jornalista pela PUC Minas).
Inscrições: Haverá emissão de certificado aos participantes. Não é necessário realizar nenhuma inscrição prévia para participar do evento, respeitando-se, no momento do debate, a lotação máxima do auditório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário