Literatura e ensino do jornalismo: uma experiência pedagógica histórico-crítica
Resumo
Na última década,
parte significativa do globo experimentou a consolidação de um novo jogo
comunicacional, capaz de colocar em xeque o modelo que imperou durante mais de
um século enquanto prática estabelecida dos mass
media. Trata-se do advento das redes sociais online, fenômeno marcante de um momento midiático que teóricos
convencionaram chamar de era pós-massiva (LEMOS e LÉVY, 2010). Neste contexto
de transição, tem sido desafio comum às diferentes escolas de Jornalismo
despertar o interesse dos estudantes por uma abordagem crítico-reflexiva sobre
a reportagem, que discuta novas possibilidades para o exercício da profissão e
supere a visão ordinária – por vezes pragmática – dos modelos estabelecidos,
quase sempre associados ao modo de produção do jornal impresso diário (SANTOS e
CAPRINO, 2007). Considerando a realidade descrita, este trabalho traz uma
proposta estruturada na pedagogia histórico-crítica (SAVIANI e DUARTE, 2012)
para a discussão de novas práticas jornalísticas a partir da Literatura,
sobretudo através de um retorno às principais obras do Jornalismo Literário.
Relata-se uma experiência docente realizada na Universidade Federal do Espírito
Santo (UFES), em 2015, na disciplina Jornalismo de Guerra, onde a Literatura
foi utilizada como ponto de partida para a discussão de novas linguagens e a
consequente superação dos modelos hegemônicos.
Livro com os anais pendente de publicação. Para obter o trabalho completo entre em contato pelo emer.cg@gmail.com.
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